Para a Rede Fractal, o intercâmbio compreende a relação entre pessoas ou entre organizações com a finalidade de interação para a permuta de conhecimentos, técnicas e tecnologias, experiências e práticas, vivências, ofícios, artes, culturas, projetos, dentro outros aspectos da vivência humana que podem ser compartilhados.
Nessa visão mais ampla de intercâmbio, as atividades de intercâmbio se desenvolverão também por meio digital/virtual, assim será utilizada uma Plataforma Digital de suporte à interação em rede para dar suporte ao processo de intercâmbio, segmentada por diversos parâmetros, dentre os quais os temas de interesse e as localidades e organizações envolvidas.
O âmbito do intercâmbio pode se dar num plano nacional ou internacional, e também entre setores diversos da sociedade: iniciativa privada, poder público, terceiro setor, em seus diversos domínios de expressão.
O intercâmbio pode se dar também entre especialistas, pesquisadores, organizações, cidades e países.
O intercâmbio pode se dar também por meio digital/virtual, utilizando interfaces tecnológicas de comunicação/interação, ou de forma vivencial in loco, por meio de viagens ao destino visitado, ou por meio de interações presenciais em reuniões de encontro e permuta.
A Central de Intercâmbio utiliza uma plataforma digital de suporte à interação em rede no processo de desenvolvimento das atividades da Rede de Intercâmbio.
A Rede Fractal procura atender a imensa demanda por Pesquisas e Desenvolvimento de Projetos em áreas diversas do conhecimento e das problemáticas relacionadas à Cidade, ao Ser Humano e aos Animais.
Implantar e promover o funcionamento sustentável de uma rede colaborativa de pesquisa, desenvolvimento e execução de projetos sociais. Nas áreas de Saúde, Educação e Social, somos referência em buscar o aperfeiçoamento constante na qualidade e eficiência dos serviços prestados.